quinta-feira, 30 de abril de 2009

Elementos da Narrativa:Tempo,Espaço,Personagens & Foco narrativo

TEMPO:
Tempo cronológico ou tempo da história - determinado pela sucessão cronológica dos acontecimentos narrados.
Tempo histórico - refere-se à época ou momento histórico em que a ação se desenrola.
Tempo psicológico - é um tempo subjectivo, vivido ou sentido pela personagem, que flui em consonância com o seu estado de espírito.
Tempo do discurso - resulta do tratamento ou elaboração do tempo da história pelo narrador. Este pode escolher narrar os acontecimentos
por :
-ordem linear
-com alteração da ordem temporal, recorrendo à analepse ou à prolepse (antecipação de acontecimentos futuros)
-ao ritmo dos acontecimentos como, por exemplo, na cena dialogada
a um ritmo diferente, recorrendo ao resumo ou sumário, à elipse e à pausa

ESPAÇO:
- Espaço ou Ambiente físico: é o espaço real, que serve de cenário à ação, onde as personagens se movem.
- Espaço ou Ambiente social: é constituído pelo ambiente social, representando, por excelência, pelas personagens figurantes.
- Espaço ou Ambiente psicológico: espaço interior da personagem, abarcando as suas vivências, os seus pensamentos e sentimentos.
-O espaço ou ambiente: pode ser desde uma praia a um lago congelado. De acordo com espaço ou ambiente é que os fatos da narração se desenrolam.

PERSONAGENS:
-Protagonista, personagem principal ou herói: desempenha um papel central, a sua actuação é fundamental para o desenvolvimento da acção.
-Personagem secundária: assume um papel de menor relevo que o protagonista, sendo ainda importante para o desenrolar da acção.
-Figurante: tem um papel irrelevante no desenrolar da acção, cabendo-lhe, no entanto, o papel de ilustrar um ambiente ou um espaço social de que é representante.
-Tudo o que ocupa um espaço e pratica uma ação,mesmo que involuntaria pode ser considerado um personagem.

FOCO NARRATIVO:
-Foco narrativo, ou ponto de vista: É o elemento estrutural da narrativa que compreende a perspectiva através da qual se conta uma história. É, basicamente, a posição a qual o narrador, enquanto instância narrante ou voz que articula a narração, conta a história. Os pontos de vista mais conhecidos são dois: narrador-observador & narrador-personagem
-Narrador-Observador: é aquele que conta a história através de uma perspectiva de fora da história, isto é, ele não se confunde com nenhum dos personagens. Este foco narrativo se dá, predominantemente, em terceira pessoa
-Narrador-Personagem :é aquele que conta a história através de uma perspectiva de dentro da história, isto é, ele, de alguma forma participa do enredo, sendo um dos personagens da história, usando a Primeira Pessoa (eu ou nós) para se contar historia.

33 comentários:

  1. ótimo me ajudou bastante para a prova de português

    ResponderExcluir
  2. eu só tinha que fazer uma pesquisa mas me ajudou a não levar ocorrencia
    Eliza

    ResponderExcluir
  3. Muito bom
    Me ajudou bastante
    Valeu. Abraços

    ResponderExcluir
  4. tinha que fazer um trabalho de portugues e me ajudou bastante.
    valeu!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pela ajuda,mas eu acho que deveria ter todos os elementos da narrativa como enredo.Aqui esta falando Gabriela da 5° série.

    ResponderExcluir
  6. Me ajudou bastante estou tirando os elementos da narrativa de uma texto chamado "NÓS O PISTOLEIRO NÃO DEVEMOS TER PIEDADE" e essa explicação tirou todas as minha duvidas ameei muito obrigada !!

    ResponderExcluir
  7. adorei a sequência, pois facilitou muito em minha apresentação .....

    ResponderExcluir
  8. sobre este assunto,eu nao prefiro comentar. Mas é uma coisa muito boa para quem precisa,com é o meu caso,fiquei de independencia em portugues e des:geometrico. agora preciso melhorar no ano que vem,e isso vai meu ajudar muito, muito mesmo. Se Deus quiser. QUEM FALA É GIOVANNI, OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  9. Pooo Sou burro! Naum entendi nada!!! :(

    ushausuahsu..
    Zuas

    me ajudo muitoo valeu!!!

    ResponderExcluir
  10. sem dúvida e muito bom e me ajudou muito

    ResponderExcluir
  11. Excelente, me tirou um dúvida sobre personagem que me perseguia há anos!

    ResponderExcluir
  12. legal, as duvidas, que insistiam em existir, foram de uma maneira magica evaporadas pelas explicações aqui expressas. Muito obrigado...

    ResponderExcluir
  13. adorei mt bom mais no meu caso eu presisaria tbm de conflito mais me ajudo bastante !!!

    ResponderExcluir
  14. ótimo conteúdo por que estou fazendo um trabalho sobre narrativos

    ResponderExcluir
  15. Me ajudou muito para meu trabalho de português...

    tenho que ler um livro e diser sobre persogem, tempo e espaço

    Fico grato.

    ResponderExcluir
  16. muito muito bommmm muito muito boom muito muito bommmmmmmm o seu blog é muito bommm obrigado vc me ajudou

    ResponderExcluir
  17. adorei!! me ajudou muito com a pesquiza de redação!! (ODEIO REDAÇÃO!!) KKK

    ResponderExcluir
  18. ola amei o blog dez obrigada me ajudou bastante

    ResponderExcluir
  19. Obrigado tenho prova amanhã e me ajudou muito :D

    ResponderExcluir
  20. Sinceramente, para alunos medíocres, isso ajuda muito, mas faltam algumas explicações previamente definidas ao meu ver, pois eu sou do Colégio Militar e o nível de dificuldade é outro.

    ResponderExcluir
  21. -Me ajudou muito mesmo obrigaddo ai :D

    ResponderExcluir
  22. o ruim é que eu tenho que copiar o texto a mão e nao imprimir,mais tirando isso,o texto me ajudou muito

    ResponderExcluir